Cólera


Descrição da doença:
A cólera é uma infecção intestinal aguda.

Causa:
Bactéria Vibrio cholerae.

Transmissão:
O principal modo de transmissão da doença é através da ingestão de água ou alimentos contaminados pela bactéria. O aparecimento da doença está diretamente ligado à falta de saneamento básico e higiene. A contaminação pessoa a pessoa é mais rara.

Principias sinais e sintomas :
A forma mais freqüente da doença é assintomática ou oligossintomática (com poucos sintomas), apresentando apenas diarréia leve. Os principais sintomas da forma mais grave da doença são diarréia aquosa, com ou sem vômitos, dor abdominal e câimbras.

O período de incubação vai de poucas horas a cinco dias. Na maioria dos casos dura de 2 a 3 dias.

Evolução:
Se não for tratada corretamente, a doença pode evoluir para quadros mais complicados, como desidratação e insuficiência renal. Pode ser letal.

Tratamento:
O tratamento da cólera é feito com soro de reidratação oral (SRO). As formas mais graves da infecção são tratadas por meio de hidratação venosa e com o uso de antibióticos.

Prevenção:
As principais medidas de controle da cólera são a oferta de água de boa qualidade e em quantidade suficiente para a população, tratamento dos dejetos e do lixo, conscientização sobre a higienização dos alimentos e o controle de portos, aeroportos e rodoviárias. É importante também informar sobre a necessidade de lavagem rigorosa das mãos e dos procedimentos básicos de higiene. O leite materno protege as crianças.


Fonte:Centro Nacional de Epidemiologia- Ministério da Saúde.

Voltar